Tártaro: o que causa e como evitar?

Conhecido como tártaro, o cálculo dental é uma película pegajosa composta de bactérias e restos alimentares, que, se não for removida diariamente, endurece/calcifica, formando o tártaro na superfície dos dentes. Ele pode causar sérios problemas para a saúde bucal, como cáries e gengivite, além de problemas estéticos. Somente uma consulta com um dentista pode te ajudar a se livrar do tártaro, mas separamos algumas dicas para te ajudar no dia a dia.

                  tartaro_odonto_system

Como tratar?

O tártaro é uma formação mineral visível – geralmente amarela ou marrom – que fica na região dos dentes e da gengiva. O tratamento inclui uma consulta com um dentista que fará uma limpeza profunda, conhecida como raspagem. Nesse procedimento, o profissional de Odontologia também removerá a placa bacteriana.

A presença do tártaro indica que a escovação e o uso do fio dental não estão sendo feitos da maneira correta, pois a higiene bucal é uma grande arma contra o tártaro. O ideal é que você escove os dentes após as refeições e antes de dormir, faça o uso do fio dental e do enxaguante diariamente e não deixe de visitar regularmente um dentista.

Uma alimentação equilibrada – tendo frutas, legumes, verduras e minerais como base – e o consumo de água também são aliados para um sorriso mais saudável.

Problemas

O tártaro também é um dos grandes causadores de mau hálito, pois ele se instala nos dentes e abaixo da gengiva, acumulando cada vez mais bactérias e restos alimentares.

Em casos mais graves, o tártaro pode até causar doenças cardíacas, uma vez que as bactérias presentes nas inflamações podem entrar na corrente sanguínea e causar entupimento arterial.

Conte com a Odonto System!

Se você é de Salvador ou Fortaleza e está à procura de planos odontológicos, procure a Odonto System. Nós oferecemos o melhor acompanhamento para você e sua família!