Dor de dente: veja suas causas e como evitá-la

Sem-Título-1

 

A dor é um indício de que algo com seu corpo não está certo. Por isso, é importante consultar um médico e saber qual é a razão e a solução do problema. No caso da dor de dente, a visita ao dentista é indispensável, pois por mais que a dor suma por um tempo, ela pode vir a reaparecer mais tarde. Saiba mais sobre os possíveis motivos da dor de dente e quais medidas devem ser tomadas para evitar o problema!

O que causa o problema?

A dor de dente pode ser causada por diversos motivos, sendo os mais comuns a presença de cáries, problemas na gengiva e desgaste do dente. Além disso, problemas na articulação temporomandibular e abscessos também podem vir a causar dor no local.

Entre essas, a que se destaca como a maior causa de dor no dente é a cárie, que quando atinge a polpa dentária (nervo do dente) pode dar origem a uma infecção e provocar bastante dor. No início, os sintomas mais comuns são a sensibilidade do dente ao mastigar alimentos quentes ou frios.

Tipos de dor de dente

A dor de dentepode atingir, também, o entorno dele e a gengiva. Ela pode ser intensa e esporádica ou latejante e amena, mas constante. Mesmo que ela surja apenas de tempos em tempos, você deve consultar um dentista logo que ela aparecer.

Algumas pessoas sentem a dor de dente apenas quando a área afetada sofre algum tipo de pressão e outras a sentem irradiar para o maxilar, cabeça e ouvido. Outros sintomas incluem o inchaço da gengiva ao redor do dente, febre e dor de cabeça.

Prevenir-se é a melhor opção

Manter uma boa higiene bucal, utilizando um creme dental com flúor, é a melhor forma de evitar cáries e retrações gengivais, que podem causar a dor de dente. Caso ela surja, não demore para procurar um dentista e achar a solução do problema antes que ele se agrave.

Quer manter a saúde bucal em dia e evitar problemas como a dor de dente? Adquira já um dos planos odontológicos da Odonto System!